28/04/2013

universidade


já falta pouco tempo e ainda não tenho a certeza a que curso, nem onde, me vou candidatar...
não quero ir para muito longe (algarve e assim), mas também não quero ir para um sitio em que haja pouco ambiente académico e com poucas pessoas...

para quem anda na universidade:

andam aonde? tem bom ambiente/bastante gente?
em que curso?
contem-me tudo!

(podem responder em anónimo, mas preciso mesmo de saber mais coisas)

94 comentários:

Rita . disse...

Eu quero ir para a UA, mas, ao mesmo tempo, quero estudar arquitectura ... e não há na UA :c

S. disse...

Deves ser o contrário de mim . Eu quero ir para o Algarve mas também para quem quer seguir biologia marinha não há grandes escolhas :s

Anónimo disse...

Eu ando em Direito na Universidade do Minho e o ambiente é óptimo. Estás sempre em contacto com pessoas de outros cursos :)

Unknown disse...

eu ando na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril a tirar Direcção e Gestão Hoteleira. Adoro o curso mas é muito trabalhoso, mas a possibilidade de poder trabalhar em qualquer parte do mundo anima-me bastante! Este ano vou trabalhar 2 meses na Grécia e ganhar, ao todo, 1000€. Para um estágio, isso é óptimo!

A escola não é tão grande como as faculdades normais, mas acaba por ser giro porque toda a gente se conhece.

Anónimo disse...

De onde és?

Bernardo disse...

Anônimo isso não interessa ;)

Anónimo disse...

Ok, desculpa. :x

Anónimo disse...

Tas em Humanidades, Ciencias, Artes, Socioeconomicos?

Bernardo disse...

Estou em Ciências

fusion disse...

Penso que uma das grandes lacunas do ensino, é deixar os jovens chegarem a esta fase dos estudos sem a menor ideia do curso ou área que querem seguir.
Deveria haver mais apoio, talvez baseado em psicotécnicos ou algo que desse para ter uma ideia das potencialidades de cada um e dar o encaminhamento adequado aos jovens. E também falta planeamento que preveja com algum rigor as necessidades do país a médio prazo.
Enfim, este Portugal não tem emenda.
Boa sorte na escolha. XD


Anónimo disse...

Tb estou em ciencias. Devo ir para lisboa. Gostava de coimbra mas e mt longe. Tou a pensar medicina. A media deve dar bem e e algo q gosto. Alem disso a cidade universitaria deve ser fixe.

Baptista disse...

r: do que estás à espera? :)

Bernardo disse...

também já pensei em Lisboa...mas coimbra é sempre coimbra :)

tem sempre outra vida e prestigio

Anónimo disse...

Como eu já sei onde vives posso dizer que estou na escola da tua cidade. Gosto do curso que estou a tirar mas tenho pena de não ter ido para outra escola. Tive de cá ficar por causa do dinheiro. Ou melhor, da falta dele. O curso que escolhi foi depois de uma pesquisa dos curso em que eu podia entrar tendo em conta média e exames. No final de tudo, cheguei à conclusão que o curso que estou a tirar pode abrir-me muitas portas, nos mais variados lugares em muitos campos porque não se restringe a uma coisa só.
Quanto à vida académica, acho que quanto mais for a cidade e quanto mais escolas houver pior. A sensação de estudares numa universidade não deve ser tanta. Aconselharia, talvez, cidades pequenas, não do tamanho de Lisboa, Porto e Coimbra. Se bem que do Porto ouço falar muito bem!

Anónimo disse...

NAO PASSAS DE UM PUTO MIMADO. Se a doi meses do fim das aulas ainda nao sabes o que querea. ES UM BURRO. Qual e a tua media? 9.5?!! AHHHHH
Estes anonimos sao demadiado brandos. En que curso andas, o que queres
VAI TE PREPARANDO PQ TDS AQUI PENSAM COMO EU NAO PASSAS DE UM FALHADO.

Carolina disse...

Estou na mesma situação que tu, mas quero ir para a Universidade do Minho, em Braga, para o Curso de Estudos Portugueses e Lusófonos :)

Anónimo disse...

Claro. Mas coimbra e tao longe! Pelo mebos para mim. Santarem.

Bernardo disse...

fica um pouco longe, mas também não é assim tanto :)

Anónimo disse...

sei sim senhor. Acho que houve um comentário qualquer em que disseste isso ou num post que me deu a parecer tal coisa. Ou então enganei-me na pessoa ou sonhei com isto ahaha xD
No entanto, se eu fizer uma pesquisa nuns posts antigos teus ou nos comentários que me fizeste (pouquinhos) pode ser que fundamente isto :)

Carolina disse...

R: Sim, tem :) Bom ambiente, super acolhedora. As praxes não são muito pesadas, é uma das melhores universidades do país, ninguém tem muita razão de queixa, as médias desceram este ano, ... Acho que é ótima xD

Maura Teixeira disse...

Eu estive 3 anos em Braga e agora estou em Lisboa. Sem dúvida que no que respeita a ambiente académico, Lisboa nem se compara a Braga. Braga tem muita tradição de praxe (onde passei uns dos melhores momentos da minha vida), há mais cumplicidade entre colegas de curso. Mas Lisboa é uma cidade com muitas mais oportunidades :)
Estou em Ciências da Comunicação :b

Bernardo disse...

Anônimo que tem a mania: sou eu e milhares de alunos em Portugal e no mundo...

A minha média? 9,5?! não saio a ti!

A minha média anda por volta dos 15 valores...

Falhado foi esse comentário de inveja.

Us disse...

Eu era o contrario, queria ir para bem longe de casa, mas fiquei só pelo Algarve. E tive sorte, entrei mesmo no curso que queria: Bioquímica.
e o ambiente académico é demais.
boa sorte com a tua escolha. Beijinhos

Anónimo disse...

Já pensaste no curso de Gestão? :)

Andy G. disse...

Olha eu ando numa privada em Lisboa... Não tem muita gente porque só tem dois cursos. Além de a população é quase só feminina.
Mas a Cidade Universitária tem imensas faculdades com imensos cursos e, por isso, imensa gente. Não sei muito bem como é o ambiente, mas sei que em Lisboa o espírito académico é um bocadinho diferente de outras cidades como Braga, Porto, Coimbra...
E estive um ano na Universidade do Minho, em Matemática. Adorei! Posso dizer que foi o melhor ano da minha vida. A sério. O ambiente é fantástico e adorei a praxe e tudo. Além disso quase caí lá de para-quedas, sem conhecer ninguém, quase sem conhecer a cidade, e entrei na 3ª fase, ou seja, já todos se conheciam e eu apareci de repente. Mas fui muito bem recebida e adoro os amigos que fiz lá :) Pronto e não digo mais, que o comentário já vai longo xD

Anónimo disse...

olha, somos dois, tambem nao sei para que quero ir, nem para onde :s

Andy G. disse...

E pronto, depois há estes anónimos que acham que lêem os pensamentos dos outros... Não, não penso como ele. E acho que mais ninguém pensa -.-'

Anónimo disse...

What?? Ainda não andas na universidade?! Pensava que eras mais velho ahah :) e não ligues ao comentario em anonimo. A maioria dos alunos nao sabe o que seguir. Alem disso, não é uma escolha nada facil!

Anónimo disse...

INVEJA? Mas a professora ensinou-te o significado dessa palavra? Só se inveja o que é bom. O QUE NÃO É O CASO.
IGNORANTE !!!!

Letícia Pereira disse...

Quando for gostava de ir para Aveiro para jornalismo desportivo ou tradução.

-Dreamer disse...

Não sei de onde és mas o Porto tem um ambiente fantástico! E não vás para um curso só porque tenha muita gente. Vai para um que gostes! :) mas cá, as faculdades que têm mais gente são a FEUP e o ISEP salvo erro. Acho que o ISMAI também.

Anónimo disse...

Vá, mandei-te um email a explicar a coisa x)

Unknown disse...

Eu estou a tirar psicologia no algarve!
No entanto vou mudar-me para Lisboa pois o ISPA é o melhor para psicologia. Tenho consciência que vou voltar ao 1ano uma vez que há créditos que nao tenho, mas nao me importo pois estou a fazer o que realmente gosto ;)

Sofia disse...

Esse anónimo aí de cima deve pensar que isto é o ask.fm... Enganou-se na rede social!

Eu estou a pensar ir para o IST em Lisboa tirar engenharia informática ou mecância, ainda nao sei bem :)

Sofia disse...

Quem me dera que fosse do sol

Someone disse...

Tmbém estou agora a acabar o 12ºano e ainda não sei o que quero, mas sei para onde quero ir. (E isto é mau, pq já deveria saber no ano passado, visto que, se o exame de matemática não me tivesse corrido tão mal já tinha entrado na universidade este ano lectivo :(.)
Mas vou para a UTAD(Vila Real), mas o meu irmão anda em Coimbra e diz que é espetacular!

BOA SORTE NISSO! ;)

S* disse...

Eu andei no Porto e adorei.

Anónimo disse...

eu acho que não há apoio nenhum aos estudantes nesta fase, na altura em que tive de escolher o que queria também andei indecisa até ao último momento. Eu já estudei em duas cidades diferentes. Primeiro viseu e agora braga. São muito diferentes principalmente a nível de ambiente académico mas gostei das duas :)

Amante Japonesa disse...

=O fiquei chocada com os comentarios de anonimo! è tao facil chegar aqui e dizer o que apetece e depois fugir com o rabinho dentre as pernas!
Esquece esta gente. E fecha os comentarios para eles (:

Anónimo disse...

Eu ando na universidade do Minho, estou em Eng Comunicações e gosto muito! Aqui há muita vida académica, de certeza. Até no que toca às praxes, acho que aqui se vive com mais intensidade do que em Coimbra. Quando entrei, estava um pouco reticente quanto a isto das praxes e posso dizer que estou a adorar! Fazemos coisas super divertidas, claro que também enchemos :p

Quanto ao curso em si, esta foi a minha primeira opção e também estou a gostar bastante. Este curso é bastante abrangente, por isso, é também bom para quem não tem bem a certeza do que quer. É uma mistura de engenharia electrónica, informática e sistemas de informação, mas mais aplicado à àrea das comunicações

Anónimo disse...

universidade de Coimbra :) vale a pena!

Anónimo disse...

Estou na mesma situação que tu. Não sei mesmo o que seguir. A minha média é boa, mas não tenho vocação para nada mesmo. Há pessoas que nascem e sabem logo o que querem ser, outras, sabem-no com o passar do tempo; e depois há as pessoas como eu, que a menos de 2 meses dos exames não sabe o que quer. Eu sou de humanidades, e estava a pensar ir p/ uma universidade particular em Lisboa, e tirar ou gestão de recursos humanos (que abrange muitas áreas) ou segurança social. Agora, tudo vai depender da nota dos exames! Tenta só ver qual é a universidade que queres ir e que se encontra mais perto de tua casa, o resto vem por acréscimo, se tiveres indeciso entre dois cursos. Um beijo!

Anónimo disse...

1ºano Ciencias da comunicação tens 3 vertentes |Marketing e publicidade|comunicação organizacional | jornalismo, talvez escolhe os dois primeiros ainda nao sei .. ISMAI (maia), PORTO , é porreiro, nao tenho razao de queixa xD tambem estava como tu nao sabia o que seguir e ainda hoje nao sei mesmo , mas estou a gostar

Anónimo disse...

Quando estava no secundário por estas alturas ainda não fazia a mínima ideia de que curso ia seguir, a sério... vê as coisas com calma, os cursos, as cidades e essas coisas todas e vais ver que vais encontrar algo que gostes a tempo.

Sara C. disse...

eu estou no 11º ano e tmb nem sei para o que vou. espero que corra tudo bem!

Bernardo disse...

Anônimo com a mania: reduz-te á tua insignificância :)

Anónimo disse...

Eu estou a tirar Gestão de Recursos Humanos no ISCSP ( Lisboa!) e posso dizer que a faculdade é óptima e o ambiente tbm é mt bom. Quanto ao curso, nao foi a minha primeira opção mas agora não o trocava por nada deste mundo. Só tem um contra (a meu ver, claro) que é ser em pós-laboral mas assim permite que possas encontrar um trabalho para juntar uns trocos.
Alguma dúvida, é só perguntares :)

Bernardo disse...

sim já pensei em gestão, mas eu quero fugir um pouco da matemática

Bernardo disse...

o que estuda Gestão de Recursos Humanos?

Anónimo disse...

Posso dizer-te que em Évora o ambiente era bom, poderás é não ter aquele prestígio de andares numa cidade "famosa" nessas coisas. Em Coimbra até podes ter bom ambiente, mas pelo que alguns colegas me dizem é muita fama e pouco proveito quanto às aulas, matérias, cursos. Já o Porto, bom nunca ouvi razão de queixa e gosto bastante!

Anónimo disse...

r: como caloira de viseu posso dizer que gostei mais do ambiente académico de lá xD em relação ao curso também é melhor lá. Braga tem o beneficio de ficar mais perto de casa e de o curso ser teoricamente mais conceituado

Anónimo disse...

Em Gestão de Recursos Humanos tens uma base de gestão mas mais virada para as pessoas. É uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.
Tens várias tipos de cadeiras entre as quais Economia, Direito do Trabalho, Sociologia, Finanças Empresariais entre outras. Tem um pouco de matemática mas nada por aí além.
Tens várias saídas profissionais.

Funções: consultoria, investigação.
Empregadores: empresas privadas (PME e grupos empresariais), administração central, regional e local nos departamentos (direções de serviço ou divisões) de recursos humanos, entidades públicas empresariais (EPE).
Se tiveres mais dúvidas em relação aos cursos pesquisa o Guia do Estudante ( no expresso online!)

IceQueen disse...

Não, não ando em Coimbra, mas sim no Porto. Tal como tu, não fazia a mínima ideia daquilo que queria (e ainda hoje não sei o que quero) e só me candidatei para o Porto no último dia de candidaturas. Não foi a minha primeira opção e tinha uma ideia diferente do curso; está a ser um bocado seca mas já estou no segundo ano e não quero passar a vida a andar para trás, até porque já estive um ano na universidade dos Açores noutro curso e desisti. Por falar nisso, detestei essa universidade, apesar de eu ser dos Açores. Demasiado pequena; toda a gente se conhecia e sabia basicamente da vida de toda a gente, e isso é algo que detesto. Gosto muito mais de estar no Porto porque há centenas de pessoas e ninguém me julga por causa daquilo que faço, uma vez que sou só mais uma no meio de muitas.
Quanto ao ambiente, não te posso dizer grande coisa porque não sou adepta de praxes nem destas tretas. Tenho colegas que se adaptaram muito bem e que gostam imenso, mas, no meu caso, é uma vida um pouco solitária, principalmente por causa do meu feitio e por ter caído aqui de pára-quedas, sem conhecer nada nem ninguém.

Anónimo disse...

r: enfermagem :) nao tens mesmo ideia nenhuma do que queres?

Pipa disse...

Hello :) Estou na Universidade do Porto a tirar psicologia e adoro. É um bom ambiente, com boas tradições e não me arrependo nada :) Se quiseres mais informações podes sempre perguntar-me algo mais específico. :) Respondo a tudo !

Anónimo disse...

Comunicação organizacional , é ligado as empresas, a forma de girar a comunicação entre as empresas e os midia, mais ou menos

IceQueen disse...

R: Nutrição

Anónimo disse...

Tenho Vários colegas que foram para Faro, para turismo e gestão, e o que não falta é ambiente académico e montes de gente, estão sempre a fazer festas com os outros cursos e isso.
Tudo sempre animado e nenhuma razão de queixa. :) **

Anónimo disse...

r: ainda tens algum tempo também :)

IceQueen disse...

R: Nem por isso, há quem vá para a universidade com pessoas conhecidas (colegas do secundário, por exemplo), daí não se sentir tão perdido.
Eu acho difícil fazer amigos aqui; mal acabam as aulas, as pessoas vão logo a correr para casa ao invés de, sei lá, irmos a um café conviver ou assim; aos fins-de-semana, vai cada um para a respectiva terrinha e eu fico sozinha na cidade universitária... Enfim, é uma treta. Não conheço ninguém que se tenha adaptado tão mal como eu, mas que se há-de fazer, acho que sou um caso à parte

Anónimo disse...

Conheço várias realidades.
Posso dizer que em Lisboa não há espírito académico nenhum.

Em Lisboa o conceito de espírito passa por ir para o Bairro Alto às quintas, e trajar nas praxes e na semana académica. Só e apenas.

Melhores cidades em termos de espírito académico: Coimbra (em primeiro lugar, sem dúvida alguma), Évora, Porto e Braga.

Someone disse...

r: Não sei se já visitas-te a página online da Utad, mas fica aqui o link para a página de cursos: http://www.utad.pt/vPT/Area2/estudar/oferta_educativa/1ciclo/Paginas/1ciclo.aspx

Se fores ao site da DGES tamb+em encontras a lista das Universidades e de Cursos (se preferires procurar por cursos).

Someone disse...

P.S.: Esses não são os únicos cursos, na barra lateral tens de precurer todos os subtitulos de "Oferta Educativa"

Andy G. disse...

R: É diferente porque cá não há um espírito académico tão forte. Nas outras cidade é mais notório... Aqui é diferente, não sei explicar...

Claudi disse...

mais cedo ou mais tarde acabas por perceber qual o curso que queres :) r: mesmo, ja a algum tempo que nao estava assim :)

Ju disse...

Porto, obviamente!

Unknown disse...

r: se todos colaborassem era possível.
como tal não acontece, fico-me por pequenos passos. (:

Anónimo disse...

Estou na mesma situaçao que tu... se andar por ai alguem em Gestao Hoteleira, podiam contactar-me?
Por email para ritam941@gmail.com.

Blackbird disse...

Eu estou em Lisboa, tem bastante gente e espirito académico. Porém eu entrei na 1º fase no Porto e, apesar de lá estar pouco tempo, notei bastante diferença quando fui para Lisboa. No Porto o espírito académico é bem mais intenso e tenho a certeza que em Coimbra também. Na cidade onde eu vivo, Vila Real, também têm um bom espírito académico e bastante gente! Mesmo assim acho que o teu interesse deve ser o curso, deves tentar conjugar um bom curso com uma boa universidade de acordo com os teus gostos :)

Anónimo disse...

Biologia no Posto, a melhor universidade do país! Adorei o ambiente, a faculdade é excelente. Há imensos cursos de ciências nas muitas faculdades e institutos. Média de 15 é complicado entrar, penso que estão a subir mas se não entrares à primeira não desistas! Cursos como anatomia patológica ou saúde pública muitas vezes não nos vêm à cabeça mas são muito interessantes. Procura nos sites das universidades, procura em fóruns que encontras muita informação :)

Ki disse...

Eu fico chocada com certas pessoas. Dizerem que és burro só por ainda não saberes o curso? Há tantos como tu! E se esse anónimo não sabe dessa realidade, então acho que já sabemos quem é o "burro" cá do sitio. Mas enfim, quanto ao post, ainda bem que o fizeste porque estive a ler os comentários e já deu para perceber que a universidade para onde quero ir é boa a nivel de ambiente ;b

Susana S' disse...

Só falo daquilo que conheço, e Aveiro é espetacular :D

łnn Gray disse...

Coimbra é espectacular, já lá estive por ter alguns amigos aí e adorei o ambiente. Lisboa é Lisboa, certo? Nem se comenta :D E o Porto também tem personalidade. O meu conselho é que penses em coisas que gostes de fazer ligadas ao teu curso, por alto. Se já sabes o que NÃO queres fazer, metade do percurso já está feito (a sério!!!). Depois de pensares nisso, vai vendo as faculdades que existem ligadas aos teus interesses e vai traçando informações: distância de casa, propinas, média, etc., etc. Tens até 6 opções de candidatura, isso são 6 cursos em que podes entrar. Todas as cidades têm uma vida académica activa e castiça por isso, em qualquer lugar, vais ser bem recebido e bem entregue :D
Beijinho, Stay Awesome*

Maura Teixeira disse...

Tens a área do jornalismo, da comunicação estratégica e do cinema e televisão :)

vera disse...

UP !

Buxexinhas disse...

Bernardo, COIMBRA! Tu irás perceber... É um espirito que nunca morre. Uma vez estudante de Coimbra... para sempre estudante de Coimbra. :) Momentos de passam e saudades que ficam. Pesquisa... Vais ver que tenho razão! ;)

Carolina disse...

R: Sim, é :)

Margot disse...

eu só sei que quero ir para a universidade do porto, que, como já confirmaram aqui, é excelente, não só no espírito académico, mas também no ambiente e nos cursos! em relação aos cursos, ando a pensar em 3 e não faço a minima ideia como me vou decidir!

Marisa Costa disse...

Já estás mais decidido?

Unknown disse...

Eu também estou mais ou menos como tu, ando um bocadinho perdida. Eu já sei qual vai ser a minha primeira opção, que era a que eu queria mesmo, mas tenho medo de não conseguir entrar e depois não sei o que hei de escolher. Mas quero ir para a universidade de lisboa :)

Candybabe disse...

Andei numa perto de casa, perdi a parte da malta ter de partilhar casa, e estar por conta própria, mas por outro lado estava em casa :D com os mimos todos*
Na minha faculdade não havia uma grande tradição académica (em Design, apenas uma pequena percentagem da escola usava traje, praxava, mas tínhamos tuna :D), nunca usei traje, nem praxei, da praxe tive apenas 3 dias... E chegou... Mas adorava a Queima :D

Ana C. Martins disse...

eu sou suspeita, fui para vila real, UTAD, amei o ambiente super acolhedor, muito divertido a malta acolhe-nos desde da chegada à saída, tem muito bom ambiente académico, boa malta e claro está o curso depende daquilo que tu queres. Lá tenho boas referências de engenharia mecância, electrónica, civil, enfermagem, genética, veterinária, energias renováveis, engenharia informática. bem sei que estes cursos lá tem empregabilidade, e as médias até são altas. Mas enquanto universidade, digo-te que supera todas as expectativas e quem para lá vai, lá quer ficar!!!!!


:D

Nat ♥ disse...

r: digo-te não por experiência minha, mas por experiência de uma prima ( mas não daquelas afastadas), e de uma amiga dela, entrar naquela universidade é fácil, o difícil é sair, os prof's são uns "porcos" lixam-te bué a vida, o que fica bastante difícil fazer as cadeiras, elas não aconselham por nada essa universidade.
Dizem que o que ela tem é bastante fama

Anónimo disse...

Ainda não estou na faculdade mas conheço este site
http://www.acessoensinosuperior.pt/indarea.asp
Espero que ajude :)

Patrícia disse...

Eu quero ver se entro aqui em Coimbra, em Psicologia, mas a coisa não está fácil xD

Nat ♥ disse...

r: Peço desculpa meu querido Bernardo, mas não concordo :D
Uma coisa é exigência, outra é foderem te a vida, desculpa a linguagem xD

Orquídea disse...

eu cá andei num curso de economia no meu secundário! E quando acabei o 12º ainda não sabia o que queria...zero, nada, nikles...andava completamente a leste!
Mas acabei por me decidir (em cima da hora, já nas ultimas inscrições) e tirei Licenciatura em Design aqui na minha terriola xD...e digo-te, foi a melhor escolha que fiz na vida! Tive sorte também de arranjar logo emprego na área!!!Estou tão feliz com o que faço, trabalhar nisto todos os dias é uma sensação fantástica!!!! Demorei a "acertar" o meu caminho, mas valeu mais do que a pena!!! :) força!!!

Nat ♥ disse...

r: faz como entenderes, apenas te dei a conhecer a minha experiência.
Queres ser praxado?

Rita disse...

Eu só te digo uma coisa. Não ando na universidade mas Coimbra é Coimbra. Eu sou de Coimbra e aqui o espírito académico não se compara com mais nenhum. Pensa seriamente em Coimbra porque isto aqui é mesmo muito bom!

Rita disse...

Olá :) Tem visto o teu blog e gosto muito, já andava para o comentar mas nunca sabia bem o que dizer, mas desta vez comentei porque estou na mesma situação que tu , também acabo este ano o 12º e nem sei para que vou ;s vi um comentário de um anónimo lá atrás e só te digo não ligues , as pessoas pensam que estas escolhas são fáceis mas ás vezes não é bem assim :o

Filipe Liberato disse...

Pelo que sei, a UPorto, a UTAD, a UAveiro e a UCoimbra têm um espírito académico brutal. Eu ando na UTAD a tirar Engª do Ambiente e estou a adorar, tanto o curso como o espírito. Mas a do porto também é brutal em termos de espírito e qualidade claro

Anónimo disse...

Eu estou em Coimbra, em engenharia biomédica e posso dizer-te que Coimbra é outro mundo. Há imensa tradição e o espiríto académico é inigualável, mas também é preciso ter algum estofo.. Não sei se és de muito longe, e como também ainda não sabes o que queres, torna-se dificil começares por optar pelo sítio, mas aconselho. Boa Sorte!

C* disse...

Lisboa, Coimbra, Porto, Aveiro e Braga :) era esta a ordem que eu teria ;) Eu estou na UL na Faculdade de Letras em Artes do Espectáulo ;)
Boa sorte!

Constança Carvalho disse...

Olá Margarida. Eu sou a Constança e estou a finalizar o secundário este ano e ando a pensar escolher gestão turística mas não estou familiarizada com a profissão. Já fiz pesquisas na net e encontro opiniões divergentes sobre o curso. E se me podesse esclarecer um pouco mais sobre a mesma ficaria lhe muito agradecida. Já trabalhei em restauração. Obrigada e espero resposta :)